domingo, 17 de abril de 2011

Sunday Bloody Sunday

Não, todo domingo não é mais ou menos a mesma coisa. Todo domingo é decididamente a mesma coisa. Parece que tudo o que não tem necessidade no domingo acontece: as ruas lotam de pessoas idiotas com seus carros tocando aquelas coisas horrorosas que elas supõem serem músicas; os servidores do jogos online estão abarrotados de garotinhos enchendo o saco; os supermercados estão entupidos de pessoas comprando mantimentos, que aliás deveriam ter feito isso há décadas; a televisão exibe os piores programas com os assuntos mais ridículos e radicalistas possíveis; os aparelhos de celular não funcionam, a internet cai, chove, ocorre queda de energia, ou então está um calor absurdo e é impossível parar dentro de casa; e, inevitavelmente, sempre há uma grande quota de compromissos pra semana seguinte. E o que a gente faz? Senta, já que não tem nada pra fazer, e começa a pensar nessas porcarias, servindo só pra deixar o sujeito mais indignado. Em suma, eu odeio domingos.

Mas, sabe, talvez pudéssemos transformar o domingo em algo melhor. Desligar a televisão, esquecer o supermercado, abaixar o som - domingo não é dia de fazer festa, precisamos entender isso. Domingo, não me interessa qual seja a sua opinião filosófica, religiosa ou política sobre isso, é dia de descansar. No sábado a maior parte das pessoas ainda está muito ativa em decorrência da semana que mal acabou, mas domingo é dia de dar uma folguinha: pros ouvidos, pros olhos, pro corpo - não só o seu, mas o dos outros também. Eu tenho direito de estar em casa e não ter de ouvir o mais obsceno dos funks a duzentos milhões de decibéis, tão alto que parece estar vindo de dentro de mim; eu tenho o direito de ir ao supermercado comprar dois pãezinhos e não ficar dez dias na fila, atrás daquele cara que está fazendo as compras do mês, suando e espraguejando os atendentes atrás do balcão. Tenho o direito de sentar e relaxar um pouco, planejar sem raiva a próxima semana, sem querer ou sem morrer só de pensar nos próprios problemas.

Eu voto por sossego! E tenho certeza de que o meu voto conta muito.

2 comentários:

100 Medo disse...

Luana, estou convencido que o seu desejado domingo, é na verdade, o que o resto dos humanos chamam de quarta-feira.

(by 8th rule)

Nuwanda disse...

Agente nunca sabe quando vai precisar de mantimentos. Especialmente lâmpadas. Ou velas.